SEO Black Hat e SEO White Hat – Qual a diferença?

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Além de SEO On page e SEO off page, existem duas abordagens, na verdade três para fazer SEO. Jogando contra as regras do Black Hat SEO, seguindo as regras do White Hat SEO e um meio-termo que é o que mais usamos o Gray Hat SEO. No final das contas, em SEO às vezes você tem que correr riscos, mas sempre tome cuidado para não jogar fora o trabalho que você fez.

1# Black Hat SEO

O chapéu preto é usado em filmes de cowboy para representar o cowboy mau e implacável. Pois bem, o black hat SEO também tenta desafiar as regras dos motores de busca utilizando técnicas que permitem obter melhores resultados.

O Black hat SEO tenta melhorar o seu posicionamento, mas de forma arriscada, proporcionando benefícios a curto prazo, mas não aconselhável para obter resultados a longo prazo.

Como funciona o Black Hat SEO? Aqui estão algumas técnicas:

Camuflagem. É uma técnica de superotimização de conteúdo que serve para mostrar ao buscador um tipo de conteúdo diferente daquele que é mostrado ao usuário.

Spinning ou Spinear itens. É uma técnica que modifica artigos da web por meio de softwares automáticos que transformam palavras em sinônimos e que acabam sendo conteúdos de baixa qualidade.

Texto oculto. Como o próprio nome indica, o texto oculto trata de tornar invisíveis as palavras que se repetem mais do que o necessário com a mesma cor de fundo da página. Dessa forma, eles passam despercebidos e o usuário não consegue reconhecê-los.

Comentários do blog. Escrever comentários inúteis também é uma técnica de chapéu preto. Na maioria das vezes consiste em distribuir comentários indiscriminadamente e que realmente não contribuem em nada.

Compre domínios expirados. Compre domínios que expiraram, mas mantêm sua autoridade ou crie um PBN.

Enchimento de palavras-chave. É o uso excessivo de palavras-chave que normalmente aparecem em meta descrições, parágrafos, listas de números ou palavras e em texto âncora.

Sequestro de página. Trata-se do sequestro de uma página da web. Suas ações consistem em criar uma página igual a outra e fazer o buscador acreditar que a cópia do site é a original.

Links de compra e venda. Compre e venda links de páginas de alto escalão para ter uma classificação melhor. Se deseja comprar backlink, procure uma agencia de link building especializada para não correr riscos.

Spam de links. Essa técnica consiste em criar vários blogs e realizar a técnica de link building.

Todas essas técnicas de Black Hat são perseguidas pelos diferentes algoritmos do Google, como Panda, Penguin, Pigeon, etc.

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2# SEO White Hat

Assim como existe um “bandido” no filme, existe um personagem que segue as regras e faz tudo direitinho. É o que acontece com o white hat SEO ou white hat SEO: ele segue todas as regras dos buscadores e trabalha da forma mais ética possível para posicionar suas páginas na SERp.

Ao contrário do black hat, o white hat busca agregar valor ao usuário através de diversas técnicas e não enganar o buscador. Como funciona o SEO Branco?

Técnica de isca de link. Essa técnica se baseia em oferecer um bom conteúdo para fazer o usuário se apaixonar. Se algo faz o internauta gastar tempo em um site, é um conteúdo marcante e diferenciado dos demais, como?

Existem diferentes maneiras de gerar tráfego em seu site e fazer com que esses usuários decidam incluir esse conteúdo em seu próprio site:

Espalhe a criatividade. Pode ser difícil, mas é uma questão de saber o que faz a diferença. A criatividade é uma das qualidades de um site que mais gera engajamento.

Publique informações antes de qualquer outra pessoa. O profissional de SEO também serve para isso; detectar quais são os temas atuais, tendências e prever quais temas terão mais destaque. Além disso, encontra assuntos que os usuários pesquisaram na Internet e sobre os quais há pouca informação publicada.

Gerar discussão. Fazer barulho traz tráfego para o site. Muitos usuários gostam de discutir e compartilhar suas opiniões sobre diferentes tópicos de interesse que já passaram pelo filtro de SEO.

Acompanhe com conteúdo multimídia. A web não é apenas texto e o conteúdo visual está se tornando cada vez mais bem-sucedido. Por exemplo, um post acompanhado de imagens tem muito mais poder do que apenas texto.

Curadoria de conteúdo. É muito importante que, para gerar conteúdo de qualidade, o conteúdo seja filtrado, agrupado e selecionado para ser compartilhado com o público.

Facilite o rastreamento para os mecanismos de pesquisa. Não existe um método mágico que ajude a ser o primeiro na lista de resultados, mas existem técnicas que melhoram a visibilidade como melhorar a estrutura HTML de meta descrições e microformatos. Você também pode ajudar o Google colocando um link para o seu conteúdo para que ele possa descobri-lo ou solicitar que ele rastreie essa página do Google Search Console.

Conteúdo adaptado para celulares. A navegação online através de celulares já é superior à dos dispositivos desktop. É por isso que já falamos sobre mobile first design e usabilidade e com isso a necessidade de aplicar designs específicos e estratégias de carregamento adaptadas para melhorar a experiência do usuário.