Cinco Ideais para uma Família Católica Feliz

Para ter uma melhor ideia do que é o melhor solo para alimentar a fé das crianças, é útil pintar um quadro da família cristã ideal. Então, qual é o especto de uma família cristã feliz?  Vamos descobrir as 5 ideais de uma família católica amorosa e solidária.

1 Adoração das Famílias Católicas em Conjunto

A Eucaristia é a fonte do amor profundo e da intimidade que as famílias católicas são chamadas a viver. Para celebrar isto, as famílias católicas assistem à Missa em conjunto aos domingos e dias santos (e noutras alturas em que for possível) e participam ativamente na vida sacramental da Igreja. Além disso, reconhecendo que por vezes lutamos para nos amarmos como devemos, as famílias católicas vão regularmente à confissão (recomendada: mensalmente) para procurar a cura de Deus, graça e inspiração para amar mais, e melhor.

2 Famílias Católicas Rezam Juntas

As famílias católicas são incutidas a amar com o amor que flui do próprio coração de Deus. Só podemos fazer isto se pedirmos a Deus – juntos – que nos ensine o que isto significa. Portanto, para além da nossa vida de oração individual e do nosso culto com as nossas comunidades paroquiais, reunimo-nos todos os dias para a oração familiar. Usamos o nosso tempo diário de oração em família para …

Louvor e graças a Deus pelas suas bênçãos.

Pedir perdão pelos tempos que não amamos como devíamos.

Pedir a graça de nos amarmos uns aos outros e ao mundo melhor.

Rezar tanto pelas nossas necessidades como pelas necessidades da Família de Deus.

Procurar cumprir a vontade de Deus durante a nossa vida.

Viver uma vida em união celebrando o casamento católico

Tratamos a oração familiar não como um dever ou uma tarefa, mas como a chave para a verdadeira intimidade e alegria na nossa casa.

3 Famílias Católicas são Chamadas à Intimidade

Mais importante ainda, a vida cristã é um apelo à comunhão íntima (ver Jo 17,21). As famílias católicas servem esse objetivo sendo escolas de amor onde aprendemos a amar a Deus e uns aos outros com todo o nosso coração, mente, alma e força (ver Lu 10,27; Catecismo da Igreja Católica, Nº 1657). Para tal, procuramos constantemente novas formas de sermos ainda mais abertos e amáveis uns com os outros como marido e mulher, pais e filhos.

Por exemplo, os filhos devem ser o sinal visível da união amorosa entre marido e mulher. As famílias católicas vivem isto tanto na abertura à vida, como trabalhando arduamente na qualidade das relações um com o outro.

4 Famílias Católicas Colocam a Família em Primeiro Lugar

Porque as nossas relações familiares são o principal meio que Deus usa para nos ajudar a tornarmo-nos as pessoas que Ele nos criou para sermos, tratamos a vida familiar como a atividade mais importante da nossa semana. Criamos e protegemos rituais familiares – como jantares familiares regulares, tempo para oração e adoração, noites de jogo semanais e dias de família, e horários regulares para comunicação e construção de relacionamentos – que nos dão tempo regular para trabalhar, brincar, falar e rezar juntos.

5 A Família Católica é uma Testemunha e um Sinal

Reconhecemos que Deus quer mudar o mundo através das nossas famílias. Participamos ativamente neste plano de duas maneiras.

Primeiro, trabalhamos arduamente para sermos testemunhas do amor, alegria e intimidade que todo o coração humano anseia. Partilharemos este amor em bons e maus momentos, na doença e na saúde, por mais ricos ou mais pobres.

Segundo, transportamos este amor para fora de casa, servindo a nossa comunidade de uma forma que mantém a nossa família unida. Praticamos intencionalmente as obras de misericórdia corporais e espirituais dentro e fora da nossa casa. Falamos regularmente sobre como podemos fazer um melhor trabalho de viver a nossa missão familiar para sermos um sinal do amor de Deus no mundo.