Num mundo cada vez mais competitivo, todos os elementos que um negócio possa juntar à sua oferta para a tornar mais competitiva e atraente aos olhos dos consumidores podem ser a diferença entre o sucesso empresarial e o fecho de portas.
Os hábitos de consumo mudaram, trazendo para cima da mesa um desejo crescente dos consumidores de serem brindados com uma experiência de compra ajustada às suas necessidades, ou seja, feita à medida das suas expetativas.
A personalização da jornada de compra é, sem dúvida, o grande antídoto contra a volatilidade do mercado atual e passa, por exemplo, pela oferta de pagamentos parcelados aos seus clientes.
Como implementar sistemas de pagamento parcelado de forma eficaz
Se, em países como o Brasil ou os Estados Unidos da América, já é possível encontrar lojas que oferecem pagamentos parcelados aos seus clientes há muitos anos, a verdade é que só recentemente esta tendência do retalho chegou a Portugal.
A Parcela Já e a UNICRE foram as responsáveis por trazer esta inovação ao mercado português, criando a app Parcela Já com UNICRE, uma funcionalidade que permite aos negócios oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagarem as compras entre 2 a 6 prestações sem juros.
Para que esta aplicação funcione, o negócio deve equipar o seu negócio com um TPA contactless REDUNIQ Smart, uma solução desenvolvida pela REDUNIQ, marca da UNICRE. Este terminal, além de aceitar pagamentos com cartão através de PIN, Contactless, Google Pay, Apple Pay e MB WAY, também aceita aplicações móveis, como a app Parcela Já com UNICRE.
Após instalar a app no TPA, o negócio só precisa de inserir o valor da compra no terminal e pedir ao cliente que escolha em quantas prestações deseja pagar. A primeira prestação é paga na hora do parcelamento.
O cliente deve apresentar o seu cartão de cidadão, número de telemóvel e cartão de crédito para que a transação possa ser concluída. Uma vez aprovada, o negócio recebe o pagamento na sua conta bancária no prazo de 48 horas. Para um maior controlo sobre os pagamentos parcelados, o negócio pode monitorizar as transações na Área de Cliente REDUNIQ.
Vantagens de oferecer pagamentos parcelados aos seus clientes
Mais de 400 milhões de consumidores e retalhistas em todo o mundo já utilizam os pagamentos parcelados para obterem ou oferecerem maior flexibilidade no pagamento de compras. Mas, quais as vantagens associadas ao pagamento parcelado?
As principais vantagens incluem:
- Aumento das vendas: O parcelamento permite aos clientes comprar produtos de maior valor sem estarem limitados ao dinheiro que trazem consigo.
Aumento do ticket médio: Ao permitir parcelamentos, os clientes podem gastar mais por compra. - Aumento da fidelização de clientes: Oferecer opções de pagamento ajustadas às necessidades dos clientes melhora a experiência de compra e aumenta as probabilidades de retorno.
- Experiência de compra fluida: O checkout é mais rápido e sem atrito, o que melhora a experiência do consumidor.
- Isenção de taxas e comissões adicionais: O negócio não paga anuidades ou custos adicionais por transação.
- Recebimento imediato: O valor da venda é depositado na conta do retalhista de forma imediata, aumentando a liquidez.
- Gestão eficiente dos pagamentos: A plataforma permite o acompanhamento e controle dos pagamentos em tempo real.
Para os clientes, as vantagens incluem:
- Isenção de juros: Desde que o pagamento seja feito em prestações, não há juros cobrados.
- Flexibilidade: O cliente pode escolher quantas prestações deseja pagar.
- Sem custos de incumprimento: A solução oferece a possibilidade de evitar os custos associados a incumprimentos.
Impacto do pagamento parcelado na fidelização de clientes
Como mencionado na introdução, a experiência diferenciada que os consumidores procuram, que vá ao encontro das suas necessidades e hábitos de consumo, é o grande desafio a vencer pelos negócios.
O pagamento parcelado surge como uma solução que proporciona maior flexibilidade ao consumidor, permitindo-lhe pagar as suas compras de forma mais conveniente. Além disso, o cliente deixa de estar limitado ao dinheiro que tem disponível e é dispensado da cobrança de juros e taxas de incumprimento, fatores que melhoram a sua experiência de compra.
Inspirado no antigo sistema de “fiado” entre comerciantes e clientes, o parcelamento das compras permite que o retalhista receba o valor total da venda imediatamente, ao mesmo tempo que fortalece a relação de confiança com o cliente, sem a pressão de relembrá-lo sobre os valores em atraso.
No final, este sistema aumenta as vendas e fideliza clientes, uma combinação essencial para o sucesso a longo prazo no comércio.
Como gerir o risco de inadimplência em pagamentos parcelados
O risco de inadimplência (incumprimento) é uma das maiores preocupações dos negócios, especialmente aqueles que permitem que os clientes paguem as compras em prestações semanais ou mensais.
No entanto, ao contrário dos fracionamentos informais, o risco de inadimplência nos pagamentos parcelados com a solução Parcela Já com UNICRE é nulo.
Na prática, o negócio recebe o valor total da venda imediatamente e evita a situação indesejada de ter de relembrar o cliente sobre dívidas pendentes, o que fortalece a relação entre ambos e evita discussões.